Muitas estrelas do mar que vivem nas partes mais profundas do oceano pertencem à ordem Brisingida . Brisingids têm seis a 16 braços , dependendo da espécie . Eles são discos largo e achatado , com braços longos e finos utilizados para a alimentação de suspensão. Estas espécies podem ser vistos em quase toda a parte profunda do oceano, mas são mais comuns em áreas ao redor da Nova Zelândia e do Caribe. Existem cerca de 100 espécies diferentes de Brisingida .
Forcipulatida
A estrela do mar " comum " , mais freqüentemente encontrados vivendo em águas rasas em muitos dos oceanos do mundo , é um membro da ordem Forcipulatida . Esta ordem tem cerca de 300 espécies diferentes e é distinguível por meio de sua pedicelos forcipulate , definida em termos leigos como " portadores fórceps . " Essa característica é compartilhada por alguns membros da ordem Brisingida , mas Forcipulatida tem braços mais amplas e estruturas do corpo mais grossos quando comparado com brisingids .
Paxillosida
Os membros do a ordem Paxillosida são moradores de fundo . Paxillosida preferem camas macias oceano e geralmente enterrar no fundo lodoso e areia. Os adultos não têm um ânus , e os seus pés com câmara de ar não têm a capacidade de sucção. Existem cerca de 255 espécies de Paxillosida .
Notomyotida
A ordem Notomyotida um outro grupo de estrelas do mar -moradia de profundidade possuindo longa e braços flexíveis . Esta ordem tem cerca de 75 espécies e vive na maior parte dos oceanos do mundo . Ao contrário brisingids , membros da ordem Notomyotida têm discos pequenos , com braços que lentamente fina em direção as suas extremidades . Ele também se alimenta por meio de alimentação de suspensão , com o seu sistema digestivo e sistema reprodutivo se concentrou em seu disco.