tubarões-martelo têm principalmente cuspidate , ou , dentes triangulares afiados , que crescem em várias linhas sobre as mandíbulas superior e inferior. O tubarão-martelo usa esses dentes para segurar sua presa e para cortar a carne de peixes ósseos , patins, arraias , lulas , polvos e até mesmo outros tubarões-martelo . Embora esses tubarões têm bocas pequenas em proporção ao seu tamanho, o grande tubarão-martelo ainda possui mais de cinco cúspides dúzia de barbear.
Molariforme Dentes
Apenas uma espécie, o bonnethead tubarão , tem dentes molariformes . Estes dentes estão presentes na parte de trás da mandíbula e completar as cupidos que ocupam a maior parte da frente . Ao contrário dos dentes afiados , lança -como normalmente associados com tubarões , esses dentes molariformes são suaves e arredondadas, permitindo que o tubarão para moer sua comida . Estes dentes são de valor inestimável para o tubarão bonnethead , que se alimenta principalmente de caranguejos de carapaça dura , cujo exoesqueleto deve primeiro ser esmagado antes de o tubarão pode comer a carne interior macio.
Serrilhada dentes
dentes serrilhados têm inúmeras saliências , como os de uma faca de carne , o que facilmente cortar carne. A ruiva e grandes tubarões-martelo são duas espécies com esses dentes, cada um possuindo inúmeras fileiras de tais instrumentos de corte afiados. Só cuspidate dentes são serrilhados e dentes martelo só ter serrilhas finas , com inúmeras saliências curtas em vez de profundidade, os irregulares .
Dentes lisos
Algumas espécies têm suave vez de dentes serrilhados . Entre eles estão o tubarão winghead eo tubarão-martelo . Os dentes tem a mesma forma básica como as de todos os martelos , mas não têm a série de saliências de barbear do tipo ao longo dos seus lados . Dentes molariformes do tubarão bonnethead também são suaves , proporcionando uma superfície ideal de moagem .