Protists estão entre as células de vida mais complexas. Enquanto a maioria são unicelulares , existem alguns protistas multicelulares . Eles podem viver por conta própria ; No entanto , a maioria prosperar em colónias , dependendo um do outro para a sobrevivência . Eles são assexuadas e se reproduzem rapidamente através da fragmentação ou mitose. Protistas pode ser dividido em três grupos: fungos protistas semelhantes que levam em alimentos através da absorção ; algas, que são protistas semelhantes a plantas que ganham nutrientes através da fotossíntese ; e protozoários , que são protistas semelhantes a animais que ingerem seus alimentos.
ambientes aquáticos
Protists fazem suas casas em ambientes aquáticos , como oceanos , lagoas, lagos e córregos . Alguns ligam-se a pedras e residir na parte inferior , enquanto que os outros flutuar na superfície da água , tirando vantagem da fotossíntese . Protists também vivem em aquários e birdbaths . Ambientes aquáticos são ideais para protistas , que têm cílios e flagelos que lhes permitem mover-se através da água. Sendo organismos unicelulares , é difícil para os protistas se mover em terra, embora alguns fazem suas casas em áreas terrestres úmidos , no solo e nas folhas caídas por baixo .
Simbióticas Relacionamentos
Protists formar relações simbióticas com outros organismos em seu habitat. Protists foram encontrados vivendo dentro de animais, dentro de fluidos e tecidos corporais. Por exemplo , alguns protistas são encontrados no tracto intestinal de térmitas . Em muitos casos, essas relações são mútuos , o que significa que o animal apóia a vida do protista ao mesmo tempo, beneficiando da sua presença . No entanto, em alguns casos, a presença do protista podem ser considerados parasitas .
Jobs Dentro do Habitat
Dentro de seus habitats aquáticos, protistas têm trabalhos importantes. As diatomáceas são protistas com conchas de sílica que vivem no oceano. Quando eles morrem , esses protistas não decair , mas flutuar até o fundo , tornando -se o fundo do oceano . As diatomáceas são também responsáveis por 40 por cento da fotossíntese no oceano e formam a base da cadeia alimentar , alimentando outros protistas e animais aquáticos . As algas são outro protista importante no ambiente marinho . As algas são responsáveis pela produção de 30 por cento para 50 por cento do oxigênio da Terra.