consumidores quaternários têm poucos inimigos naturais em seus ambientes nativos. A principal ameaça para esses animais é de sua própria espécie . Se estes animais não têm predadores que atacavam , eles se tornariam consumidores terciários e seus predadores seriam os verdadeiros consumidores quaternários . Os animais que permanecem no topo da cadeia alimentar são tipicamente geneticamente forte, como o leão , crocodilo, baleia assassina e falcão. Estes animais predadores de muitos animais diferentes , mas praticamente não têm predadores naturais que os caçam .
Competição
Em muitos habitats , existe mais de uma espécie de consumidor quaternário. Muitas vezes, essas espécies competidoras têm diferentes tipos de presas , mas suas presas se sobreponha em alguns casos. Um exemplo de espécies concorrentes para o mesmo tipo de presa são leões e leopardos . Eagles e tigres são duas espécies de consumidores quaternários que podem coexistir facilmente porque eles não caçam a mesma presa .
Alterando posição
Muitos consumidores quaternários funcionar como outros tipos de consumidores em determinados momentos de suas vidas. Algumas espécies podem funcionar como todos os tipos de consumidores , em algum ponto ou outro . Por exemplo , quando um urso come bagas , é um consumidor primário . Quando esse mesmo urso come um rato que se alimenta de plantas, o urso é um consumidor secundário. Comer salmão, que se alimenta de arenque , faz com que o urso um consumidor terciário. Enquanto ursos tendem a permanecer neste nível , quando a comida é escassa , alguns ursos machos se alimentam de ursos jovens , tornando-os consumidores quaternários .
Dieta
Todos os consumidores quaternários são carnívoros , o que significa que eles comem carne. Alguns são classificados como onívoros , o que significa que comem plantas e animais. Estes animais representam o fim da cadeia alimentar , e como tal , não pode ser herbívoros . Consumidores quaternário pode consumir consumidores primárias e secundárias e ainda permanecer no topo da cadeia alimentar . Algumas destas espécies ainda comem plantas na ocasião, tornando-os consumidores primários , às vezes.
Quantidade
Como se sobe na cadeia alimentar, a quantidade de organismos que ocupam cada camada é reduzida . A corrente de alimentação pode ser desenhada semelhante a uma pirâmide de alimentos , com os produtores , na parte inferior , com a maior população . A população de consumidores primários é menor do que a dos produtores , e assim por diante até a pirâmide . Os produtores quaternários , que são na parte superior da pirâmide , são os menos populosas . Isso ocorre porque mais energia é necessária para manter os consumidores quaternários .