As formigas não são capazes de avaliar as situações por conta própria e se tornar impotente sem a ajuda de outras formigas . As formigas podem criar resultados globais baseado fora um em uma interação com outras formigas e entre formigas e seu meio ambiente , de acordo com Bryn Mawr College. As formigas usam símbolos de linguagem simples para interagir uns com os outros . As formigas são animais sociais , ou seja, eles têm a cooperação ao cuidar dos jovens, uma divisão de trabalho e pelo menos duas gerações de fases da vida que vivem juntos , de acordo com Justin Feliz , professor assistente de biologia na Universidade Estadual de Ohio .
Sacrifício
As maiores formigas operárias servir como soldados e são responsáveis por proteger outras formigas . Formigas , muitas vezes se sacrificam para a sobrevivência da colônia de formigas. Este parece estar a correr em contraste com a teoria da evolução , desde formigas mortas não podem se reproduzir . No entanto, a WD Hamilton aponta que os organismos não só irá proteger a si mesmo e sua prole, mas também irá proteger os parentes que possuem alguns dos mesmos genes. As formigas operárias são estéreis , tornando-os incapazes de se reproduzir. Mas a sua única chance de maximizar a transmissão de seus genes é de proteger a rainha.
Rainha Murder
rainhas jovens muitas vezes vivem juntos na mesma colônia. Eventualmente , as formigas matar todos, mas uma das rainhas . A rainha sobrevivente é tanto a camada do ovo mais prolífico ou tem um tamanho bom corpo e uma condição física saudável , de acordo com Merry.
Brood Raids
Algumas formigas se envolver em raids de cria , que é onde os jovens colônias de formigas invadem outra colônia e roubar larva com o objetivo de aumentar o número de formigas operárias . Francis LW Ratneiks e H. Kern Reeve teorizam que a larva não sabem que eles não são geneticamente relacionados a esta nova colônia.
Larva Cuidados
Liderando biólogo evolucionista David C. Queller teorizou que formigas operárias permitir a prole formiga a ser produzido a uma taxa de eficiência muito elevado, com as formigas operárias que tendem a larva para garantir que eles sobrevivem .
Esterilização
Robert R. Alexander , professor de estudos ambientais , a teoria de que formigas rainhas suprimir a fertilidade de algumas das formigas operárias , de modo que essas formigas podem ajudar na criação larva . Alexander também teorizou que algumas formigas operárias naturalmente não tinha a capacidade de reproduzir devido a doença ou defeito , mas estas formigas ainda achou vantajoso para proteger a colmeia , mesmo que eles não poderiam se reproduzir .