Escolha um elemento da tabela periódica . Observe o número atómico do elemento , geralmente no canto superior esquerdo da caixa com as informações do elemento. Isso indica que o número de prótons no núcleo do átomo e os elétrons que orbitam . O peso atômico, também listado na caixa, geralmente representa o peso de prótons e nêutrons , como os elétrons têm pouco efeito sobre este número. Subtrair o número de prótons ( número atômico ) do peso atômico para determinar o número de nêutrons presentes.
2
Desenhe um grande círculo no papel de desenho para o centro do átomo . Determine o centro do círculo e desenhar 3-4 linhas retas de comprimento diferente através do centro.
3
Desenhe pequenos círculos dentro do centro do círculo , garantindo o número de pequenos círculos dentro o grande círculo corresponde ao número de prótons e nêutrons no elemento que você está desenhando. Marcar pequenos círculos que representam prótons com sinal "+" para indicar uma carga positiva . Não marque pequenos círculos que representam os nêutrons , uma vez que estas partículas não têm carga elétrica.
4
Desenhe linhas elípticas , formando ovais , em cima de cada linha que você desenhou através do círculo no papel. As linhas elípticas deve olhar como se eles estão em torno do núcleo
5
Desenhe círculos muito pequenos - . Apenas um pouco maior do que os pontos - nas linhas elípticas para representar o número de elétrons determinados na . Passo 1 Marque cada ponto ou pequeno círculo com um "-" . assinar para indicar carga elétrica negativa
6
Cor cada conjunto de círculos com uma cor diferente, de modo que eles são facilmente identificados como prótons, nêutrons e elétrons . Seu desenho átomo está pronto .