Cutânea respiração é quando gases são trocados através da pele , o que muitos tipos de anfíbios , incluindo uso rãs, sapos , tritões e salamandras . Na respiração cutânea , os gases passam através da pele e directamente em vasos sanguíneos . Este tipo de respiração é controlada pela densidade capilar , a quantidade de fluxo de sangue e do raio do vaso sanguíneo . Respiração cutânea também permite que os anfíbios para respirar debaixo d'água , como o oxigênio dissolvido na água é captada pela pele do anfíbio .
Bucofaríngea
respiração bucofaríngea , gás são trocados entre o cavidade bucal e faringe através de impulsos rápidos na garganta . O ar é sugado primeiro através das narinas para encher a cavidade bucofaríngea , então a garganta é contraída . Isto força o ar da cavidade bucofaringiana para os pulmões , os quais expelem o ar através da garganta . Este tipo de respiração é menos comum que cutânea , mas é visto na maioria das espécies de sapos .
Pulmonar
respiração pulmonar é o uso de simples pulmões emparelhados para a respiração , como a maioria dos animais terrestres . Em anfíbios, sistemas pulmonares são mais freqüentemente encontrados em algumas espécies de salamandras e cecílias , anfíbios semelhantes a vermes . Em cecílias , especialmente aqueles com corpos magros , o pulmão esquerdo é geralmente maior do que o direito .
Gills
Devido ao ciclo de vida de dois estágios de anfíbios, mais anfíbios usam guelras como uma forma de respiração em algum momento de suas vidas. Gills usar vasos sanguíneos especiais para capturar o oxigênio dissolvido na água, não muito diferente de respiração cutânea . A maioria das espécies de rãs e sapos usam guelras quando na fase larval , o que também é verdade para muitas salamandras . Algumas espécies dependem de brânquias suas vidas inteiras , como acontece com as salamandras mudpuppy , que usam guelras como um adulto.