Quando Mendel cruzou plantas de ervilha , ele descobriu várias coisas interessantes . Quando ele criou certas plantas com duas características diferentes em conjunto - por exemplo , um com sementes redondas , e um com sementes enrugadas - eles só produzir descendentes com um dos traços , tais como sementes redondas . No entanto, se ele então criadas duas plantas daquela geração juntos, alguns dos descendentes resultante iria exibir o traço aparentemente perdeu novamente - neste caso , as sementes enrugada. Depois de muitas tentativas , ele descobriu que as plantas de segunda geração exibidas as características originais em uma proporção de cerca de 3:1 .
Heterozigotos e homozigotos
Hoje , chamamos as plantas de homozigotos primeira geração de Mendel ( que ele chamou de " verdadeiro -breeding " ) , o que significa que eles carregam duas cópias do mesmo gene . No exemplo acima , o gene que estava a ser rastreado foi o gene para a forma da semente . Cada planta carrega duas cópias de um gene , um herdado de cada um de seus pais. Porque as plantas originais cada um tinha as mesmas duas cópias de um gene , a primeira geração de descendentes herdaram dois genes diferentes para a mesma característica , o que hoje chamamos de " heterozigotos . "
Dominante e traços recessivos
Embora possa parecer que o traço de semente enrugada estava perdido na primeira geração de descendentes , o seu reaparecimento na segunda geração indica que ele ainda é mantida no material genético das plantas de ervilha de alguma forma . Quando um organismo herda genes para duas características diferentes, uma dessas características é muitas vezes dominante e outro recessivo. Neste caso , as sementes suaves são o traço dominante - mesmo se a planta tem genes para sementes tanto enrugadas e lisas , terá sementes lisas. O traço suave semente é o seu fenótipo.
Índices típicos
Porque os organismos que são homozigotos para um traço dominante e heterozigotos para as duas características possíveis , todos exibem o mesmo fenótipo , em um " cruzamento diíbrido " ( criação de dois organismos heterozigotos juntos ), três em cada quatro dos filhos , em média, irá exibir o traço dominante . Apenas um dos quatro irá exibir a característica recessiva , uma vez que o organismo tem de ser homozigótico com o gene recessivo , a fim de exibir a característica. Assim , uma cruz dihybrid tem uma proporção fenotípica de 3:1 . Outros cruzamentos têm diferentes proporções fenotípicas ; por exemplo , um cruzamento homozigótico recessivo e heterozigótica irá produzir uma proporção fenotípica de 1:1. Assim , as relações fenotípicas da descendência pode ser usado para determinar o status genético dos pais .