chitas têm pontos distintos e preto, listras em forma de lágrimas que se estendem a partir do canto interno de cada olho à boca. Chitas têm pequenas cabeças arredondadas , pescoços longos, caixas profundas e garras que são não- retrátil. As pernas da chita são longas, magro e musculoso. Esses fatores permitem que o animal viajar a preços excepcionais de velocidade. As almofadas especiais em seus pés ajudam a criar a tração para o animal. Apesar de sua capacidade de velocidade , chitas não pode correr a toda a velocidade para a longa distância devido a um perigo de sobreaquecimento. O peso médio dos guepardos é 110-140 libras.
Características comportamentais
guepardos fêmeas são mais passivos do que os membros masculinos da espécie . Chitas vivem em grupos familiares onde , para além de acasalamento , os machos e as fêmeas não interagem . Mesmo jovens filhotes machos procurará colocar distância entre si e sua mãe , uma vez que têm idade suficiente para ser auto-suficiente . Chitas marcar seus territórios com o seu perfume através da urina . Intruders que violarem estas linhas de perfume são atacados . Cheetahs não rugir da maneira que leões e outros grandes felinos fazem. Em vez disso, eles emitem ronrona , silvos , rosnados e ganidos .
Características dietéticos
Chitas são carnívoros que caçam animais como antílopes , gazelas, lebres selvagens, impalas e aves terrestres . Ao perseguir uma presa , chitas chegar tão perto do animal quanto possível. Eles, então, usar a sua velocidade para fugir da presa. Eles se aproximam, derrubar o animal no chão com as patas e sufocar o animal , mordendo o pescoço. Uma vez que a presa está morta , chitas consumi-lo de forma rápida e com cautela, cuidando de abutres e outros predadores que possam tentar roubar a comida longe deles.
Longevidade
a vida útil média de guepardos varia de 10 a 20 anos. As vidas de chitas estão ameaçados pela invasão predatória de águias , hienas , leões e seres humanos. Em várias áreas chitas enfrentam extinção por causa da doença e encolhendo habitat provocadas por ter criação de gado e terras invadindo o seu habitat natural.