Este pequeno pássaro tinha a morfologia tradicional de maçaricos existentes . Acredita-se para ser intimamente relacionado com P. leucoptera , outro maçarico extinto do mesmo gênero . Características notáveis descritos por Anderson incluem várias características que distinguem as duas espécies. P. ellisi não tinha caudal mancha branca ao seu olho, suas asas tinha duas barras brancas , em vez de um e de suas pernas se acreditava serem amarelo. P. ellisi era geralmente de cor mais clara do que P. leucoptera .
Faixa
A informação limitada coletadas sobre esta ave extinta torna difícil determinar a sua ex- geográfica alcance. P. ellisi existia em Moorea e ele provavelmente existiu em outras ilhas , incluindo Tahiti , Bora Bora e pequenos atóis com sua autonomia de vôo . As espécies existentes neste género tem um alcance histórico que se estende por todo o arquipélago de Tuamotu . Este arquipélago fica a leste do Tahiti e contém centenas de pequenas ilhas e atóis . É provável que P. ellisi compartilhou uma vez uma gama similar.
Taxonomia e Ecologia
O maçarico de asas brancas pertencia aos charadriiformes Ordem, um mundial grupo de aves, incluindo maçaricos , gaivotas, maçaricos e outras aves de pequeno litoral . Dentro deste grupo diversificado , maçaricos receber sua própria família taxonômica, Scolopacidae . Estas aves , incluindo P. ellisi , são onívoros , comendo principalmente invertebrados, como crustáceos , insetos e anelídeos , mas oportunista consumo de certas plantas e pequenos vertebrados , peixes e anfíbios ocasional. O maçarico de asas brancas parente vivo mais próximo , o maçarico Tuamotu , é encontrada a partir de costas à orla da floresta , onde ele ataca os invertebrados e ocasionalmente pratica herbivoria .
Causa de Extinção
Como a maioria das aves que vivem em ilhas remotas do Pacífico , P. ellisi evoluiu sem interações mamíferos de qualquer tipo. As dificuldades de viajar com sucesso para essas pequenas e remotas ilhas impede mamíferos de estabelecer populações viáveis a esses locais. Como resultado, os hábitos destas espécies não incluem defesas contra mamífero predação . Quando os exploradores visitaram lugares como a Polinésia Francesa , no século 18 , eles inadvertidamente introduzido mamíferos, como gatos e ratos para o ecossistema da ilha . Estes animais introduzidos facilmente caçados e exterminados muitas espécies de aves , atacando as aves diretamente ou comer seus ovos , e destruindo a vegetação utilizada pelas aves para habitat. P. ellisi foram extintos no fim do século 18 , como resultado da introdução de mamíferos para a sua gama de ilhas.