Trilobites foram uma das várias formas de vida que floresceram no período Ordoviciano . Eles apareceram pela primeira vez no período Cambriano cedo e evoluiu até o ponto onde eles se tornaram uma forma de vida que poderia florescer no período Ordoviciano . Trilobites algo parecido com um primitivo , besouro de mar , e embora eles floresceram nos primeiros estágios da vida na Terra, todas as várias espécies da classe Trilobita estão agora extintas.
Brachiopods
Brachiopods eram outra forma de vida marinha que floresceu durante o período Ordoviciano . Como muitas outras formas de vida marinha do período Ordoviciano os braquiópodes originado no período Cambriano , prosperou e , em seguida, continuou a expandir seu número no período Ordoviciano . A Brachiopod é uma criatura sem casca com uma dobradiça , bem como um molusco comum. Eram muitas vezes ligado ao fundo do mar por uma peça longa e fina de tecido . Embora muitas espécies de braquiópodes foram extintos , alguns sobreviveram ao período atual.
Moluscos
Moluscos também se tornaram mais numerosos e variados durante o período Ordoviciano . Moluscos apareceram no período Cambriano e, possivelmente, até mesmo o período Ediacarano , que foi o período imediatamente anterior ao Cambriano. Hoje moluscos , que são todas as espécies incluídas no filo Mollusca , são uma forma muito comum de vida marinha, e incluem ostras , mexilhões e vieiras. Depois de tantos milhões de anos de evolução , existe hoje uma grande quantidade de variedade física dentro do filo Mollusca .
Peixe
Os primeiros vertebrados , que eram peixes, apareceram durante o período Cambriano , que é o período que precede o período Ordoviciano . Vertebrados começaram a ramificar-se e evoluir ainda mais no período Ordoviciano , no entanto, não foi até o período Ordoviciano que os primeiros peixes Jawed aparecem no registro fóssil . Estes primeiros vertebrados Jawed iria dividir ainda mais e evoluir para se tornar répteis, aves e mamíferos , que inclui os seres humanos.