Vários tipos de algas , plâncton e mar plantas que raiz para o fundo prosperam na zona aphotic . Essas formas de vida orgânicas não dependem da fotossíntese para viver e não são perturbados pela ausência de luz.
Benthic
Noventa e oito por cento de todas as formas de vida marinha são bentônicos , ou seja , vivem sobre ou perto do fundo do oceano . Enquanto formas vegetais bentônicos precisa de alguma forma de luz solar para viver e só são encontrados em zonas mais rasas , animais bentônicos são encontrados em todas as zonas , incluindo a aphotic . Animais bentônicos geralmente têm adaptações, como enormes olhos para ver com pouca luz, como são encontrados na lula. Sua estrutura óssea é macio e flexível , o que lhes permite resistir a pressão de água imensa.
Bivalves
Amêijoas , moluscos e outros de carapaça dura , de corpo mole animais com uma concha que consiste de duas válvulas articuladas são chamados de bivalves . Estes são encontrados no fundo do oceano . A , casca grossa densa age para proteger o animal de pressão de água intensa. Bivalves podem ser sésseis (capaz de movimento ) ou não- sésseis, e se alimentam através da filtragem da água levada para a shell.
Crustáceos
Crustáceos têm exoesqueletos rígidos e articulados membros , permitindo-lhes mover-se ao longo do fundo do oceano . As lagostas e caranguejos são exemplos de crustáceos que se desenvolvem na zona aphotic . Seu exoesqueleto e salientes olhos são adaptações para sobreviver às temperaturas frias e altas pressões da zona.
Peixe
peixes que vivem na zona aphotic , como lanterna de peixe , medusas e tubarões lanterna , muitas vezes pode gerar luz , tornando mais fácil para eles para ver na escuridão. Estes peixes brilham no escuro . Outros peixes evoluíram sem olhos , e dependem de dentes superdesenvolvidos e bocas para encontrar comida na escuridão absoluta da zona. Peixe Aphotic não têm esqueletos rígidos.
Worms e enguias
Worms e enguias tanto prosperar na zona aphotic . Eles não têm um esqueleto e muitas vezes não têm olhos. Alguns worms também são bentônicos e vão juntar-se para o fundo do oceano.