Os animais que vivem em estreita proximidade um do outro enfrentar maiores riscos de infecção do que os animais. Doenças e parasitas podem ser passados entre os animais que vivem muito juntos , e isso pode diminuir drasticamente os números de um grupo. Alguns animais podem morrer como um resultado direto da própria doença, mas os efeitos latentes da infecção pode vir de várias formas, tais como diminuição da mobilidade , tornando-se difícil escapar de predadores , bem como diminuição da visão e olfato , tornando mais difícil para encontrar comida.
maior vulnerabilidade a predadores
grandes congregações de animais são mais suscetíveis à predação do que os pequenos grupos ou indivíduos. Enquanto grandes grupos pagar uma certa quantidade de segurança, eles também podem fazer alvos fáceis de si mesmos por serem fáceis de detectar. Durante os ataques , os grandes grupos têm dificuldade de buscar esconderijos , e pode encontrar facilmente os seus números diminuíram predadores.
Aumento da concorrência para a Alimentação
Quanto maior o animal grupo, o mais competitivo da caça para o alimento se torna. Predadores que caçam em embalagens grandes orgulhos ou tendem a gastar mais energia do que o necessário na captura de presas , como o elemento surpresa não é tão fácil de encontrar. Predadores frequentemente limpar , como resultado, e muitos passam fome . Assembléias considerável de animais colocar pressão sobre os recursos alimentares e distribuição desigual de alimentos entre os animais pode levar a aumento da agressividade , fome e morte.
Aumento da concorrência para Mates
em configurações do grupo - onde há mais homens do que mulheres - diretos, concorrência agressiva para encontrar um companheiro pode se tornar a norma. Luta e manifestações de violência e agressão ritualizada pode acontecer antes - e mesmo depois - encontrar um companheiro. A batalha final aqui não é necessariamente para a sobrevivência no sentido mais estrito , mas na transmissão de genes e sucesso reprodutivo .