Sharks começou da mesma linhagem , como peixes e outros animais marinhos , invertebrados , criaturas com goma -like que mais se assemelham a água-viva e worms. Animais marinhos com conchas veio em seguida, e acredita-se que essas criaturas são os ancestrais mais prováveis para peixes desossados , o mais antigo dos quais são conhecidos como Agnathans . Agnathans aparecem nos registros fósseis 500-450000000 anos atrás , eo primeiro peixe desossada - cartilagem veio cerca de 100 milhões de anos depois . Os cientistas acreditam que estas Chondrichthyes são os primeiros tubarões antepassados.
Primeiros Sharks
O mais antigo fóssil de tubarão é a de Cladoselache , um tubarão que viveu em Lake Erie cerca de 350 milhões anos atrás. Embora seja bem possível que houvesse outros tubarões antes Cladoselache , este fóssil oferece a prova definitiva do próximo estágio de evolução tubarão. Enquanto a boca do Cladoselache ainda estava na frente, ao invés da boca inferior comum do tubarão moderno , a estrutura de posição do olho , fin e do corpo são muito semelhantes ao de um tubarão moderno.
espécies Diferenciação
Cladoselache marca um período de rápida diversificação que continuou por cerca de 50 milhões de anos. Durante este período, as espécies de tubarões desenvolveram uma série de adaptações bizarras , incluindo saliências escova -like , nadadeiras de forma estranha e estruturas dentais estranhos. Mudanças na estrutura começou a diminuir cerca de 300 milhões de anos atrás , ea maioria das espécies de tubarão foram aniquilados em uma extinção em massa 250 milhões de anos . Os que ficaram eram de dois tipos: . Água doce e marinhos , o último dos quais eram os ancestrais diretos dos tubarões modernos
modernos tubarões
A maioria das espécies de tubarão que estão vivos hoje têm suas origens no período Jurássico. Estes tubarões são rápidos e magra - e eles tiveram que ser, uma vez que dividiu o mar com dinossauros. O mais notável dos primeiros tubarões modernos foram as espécies identificadas como Carcharodon Megalodon , uma criatura enorme cujos dentes medidos pelo menos seis centímetros de comprimento, e cujo corpo pode ter sido de até 100 metros de comprimento. Enquanto ele é muito longe, é muito provável que o moderno Grande Tubarão Branco evoluiu a partir desta mesma linha genética. Os tubarões têm experimentado pouca evolução nos últimos 50 milhões de anos.