Cobras e lagartos - como todos os membros da classe Reptilia - são ectotérmicos , ou de sangue frio , o que significa que eles não possuem os mecanismos internos que permitem que os pássaros e mamíferos para manter um temperatura corporal constante . Consequentemente, cobras e lagartos tomar sol para se aquecer e procuram a sombra para se refrescar. Porque a temperatura do corpo depende de condições externas , cobras e lagartos não podem sobreviver em climas muito frios .
Reprodução
A esmagadora maioria das cobras e lagartos são ovíparos , um termo usado para descrever organismos que se reproduzem por ovos . Algumas espécies de serpentes, no entanto, são ovoviparous , o que significa que os jovens saem de ovos no interior do corpo . Outras cobras dar à luz filhotes vivos . Em todos os répteis , no entanto, a fecundação ocorre internamente. Ao nascer, os filhotes de cobras e lagartos são versões diminutas de adultos.
Pele
O termo " Squamata " é latim para " escalado ". Todos os répteis, cobras e lagartos incluídos, têm a pele muito seca, que está coberto de escamas. Em algumas espécies, essas escalas são lisas, enquanto em outros eles são tombou , dando assim o organismo a aparência e textura áspera. Lagartos , no entanto, têm muito mais escalas em suas barrigas que as cobras , que têm apenas uma linha de balanças em sua parte inferior . As escalas de cobras e lagartos não crescem na mesma proporção que o animal, portanto squamates mudam a sua pele periodicamente , um processo conhecido como muda, para acomodar a nova pele .
Órgãos
Como répteis , lagartos e cobras têm algumas características em comum nos órgãos internos , como o coração de três câmaras com um ventrículo e dois átrios. Além disso, o principal meio de respiração em ambas as cobras e lagartos são um par de pulmões , embora o ex- muitas vezes não têm ou têm um pulmão esquerdo significativamente menor devido aos seus corpos relativamente estreitos.
Diferenças
Embora intimamente relacionados, há diferenças significativas entre cobras e lagartos . Ao contrário das cobras , a maioria dos lagartos têm pernas . Uma notável exceção são lagartos sem pernas , que evoluíram separadamente de cobras. Além disso , as cobras não têm pálpebras , enquanto lagartos fazer. Praticamente todas as cobras são carnívoros estritos . Algumas espécies de lagartos , no entanto, também comem matéria vegetal . As serpentes podem consumir presas muito maiores do que seus próprios corpos , graças a mandíbula ossos que desembaraçar . Lagartos não possuem esta adaptação. Lagartos , no entanto, têm ouvidos , que serpenteia falta .