Um polvo é considerado um dos invertebrados mais inteligentes do planeta. Alguns cientistas acreditam que estas criaturas reter a memória de curto prazo e pode até mesmo executar tarefas específicas quando treinado. Em um relatório do Scientific American lançado em fevereiro de 2009, psicólogo comparativo Jennifer Mather , da Universidade de Lethbridge , no Canadá , disse que os polvos são inteligentes , porque eles entendem a informação e usar o que aprenderam para tornar sua vida mais fácil.
Além da inteligência, um polvo também é grande em camuflagem. Sua pele é composta de cromatóforos , que são células que podem mudar de cor e dobrar o reflexo da luz . Quando se sente o perigo , ele rapidamente copia as cores de seus arredores para se esconder. Afora isso, ele também pode contrair sua pele para que ele irá olhar diferente. Alguns polvos imitar rochas e corais quando em perigo .
Armas e um Bico
apêndices dos polvos são mais apropriadamente chamado de "braços ". De igual comprimento , cada braço suporta uma ou duas fileiras de ventosas com forma de taça , dependendo das espécies . Os braços são unidos em suas bases para formar a "saia ", que é uma teia de tecido que liga os braços ea cabeça do polvo.
No centro da saia reside um tesão , papagaio - como o bico com uma língua de raspagem semelhante , conhecido como o " radula . " Embora o bico é nítida , é apenas usado para comer . O polvo normalmente foge à segurança quando ameaçados por predadores.
Três Corações e um método de reprodução
O polvo tem três corações em seu sistema circulatório. Dois deles fornecer sangue em cada um dos brânquias da criatura , enquanto a terceira traz o sangue para os outros órgãos .
Esperma do macho são reunidos juntos em pacotes chamados espermatóforos . Um dos braços do macho , o hectocotylus , é adaptado na ponta para transferir os espermatóforos para a fêmea . Em algumas formas , como polvos Argonaut , a ponta modificada é quebrado e deixado dentro da fêmea depois do acasalamento .
Offspring e longevidade
Os guardas polvo femininos e monitores os ovos até que choquem . Este período pode durar até vários meses, sem os filhotes passando por uma fase larval. Muitos dos polvos menores morrem após a reprodução , que ocorre em cerca de cinco meses a cinco anos.
A longevidade das formas maiores é desconhecida. A maioria destas criaturas geralmente têm um tempo de vida muito breve , dependendo das espécies . Por exemplo , o macho polvo do Pacífico - a maior espécie de polvo - pode viver até quatro anos , enquanto a sua contraparte feminina pode sobreviver a três anos e meio
.