Embora os dentes de uma salamandra gigante chinesa são pequenos, há muitos. A mordida é forte e ajuda a segurar a presa com força. No ponto onde o maxilar superior e inferior se encontram , há grandes cartilagens elásticas que permitem a salamandra para abrir a boca em um ângulo de 40 graus.
A espécie usa o método de sucção bucal assimétrico para se alimentar. A mandíbula inferior deprime rapidamente e qualquer presa na vizinhança é sugado para dentro da boca. Eles têm visão fraca e contam com olfato e tato para localizar presas. Eles são noturnos e se aventurar fora de seus esconderijos para capturar suas presas.
Aspecto
salamandras gigantes chineses são fortemente construído, com uma cabeça larga e achatada , e um focinho truncado . Os olhos são redondos e pequenos, e eles não têm pálpebras. As narinas estão perto das bordas externas do lábio superior em dois cantos do focinho. Esta espécie de salamandra possui dentes vomer , que são duas pequenas saliências no palato , bem como os dentes superiores. A língua é bastante grande .
O corpo é achatado como o cabeça, mas a cauda é larga e longa. A cauda é cerca de 60 por cento do comprimento do corpo . A pele é áspera e porosa com muitas rugas e pequenas saliências . Um adulto salamandra gigante chinesa é de cerca de 3 metros de comprimento e pode pesar mais de £ 24,2 , tornando-se o maior anfíbio do mundo.
Eles são preto, marrom escuro ou esverdeada , com manchas irregulares e manchas .
Habitat
a espécie vive em rios e lagos , onde a água corre rápido e é claro rochosas e montanhosas. Eles são geralmente encontrados em regiões de florestas em altitudes inferiores a 4.500 pés acima do nível do mar. Eles vivem debaixo d'água em cavidades e depressões .
Distribuição
salamandras gigantes chineses estão espalhados por toda a parte central , sudoeste e sul da China. Eles vivem nos afluentes montanhosas da Pérola , Yangtze e Amarelo Rios em altitudes entre 300 e 4.500 pés acima do nível do mar. A espécie está presente em Qinghai , Sichuan , Guangxi , Guangdong e Jiangsu e Taiwan.
Estado
salamandras gigantes chinesas estão criticamente em perigo de acordo com a Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas, devido à sobre-exploração de alimentos e perda de habitat.