peixe de água doce vivem em lagos de água doce , rios e mares ao redor do globo. Alguns dos peixes que foram extintas morreram como resultado da destruição de seu habitat , como o hulensis Acanthobrama , que vivia no lago Hula de Israel antes de ter sido em grande parte drenados para irrigação. Outros peixes , como o cisco em águas profundas do lago Huron e do Lago Michigan, morreram como resultado da sobrepesca combinada com a predação natural.
Saltwater
Saltwater peixes vivem nos oceanos e em mares salgados, como o Mar Mediterrâneo eo Mar Negro. O IUCN lista atualmente um peixe de água salgada que se extinguiram , a Grayling Nova Zelândia. O Grayling Nova Zelândia viveu em água salgada, mas usado áreas de água doce como um terreno fértil . Parece que a Grayling morreu em parte como resultado da concorrência não natural de espécies exóticas como a truta introduzidas em suas áreas de reprodução de água doce , bem como a destruição de seu habitat causada pela irrigação e drenagem .
pré-históricos
Muitas espécies de peixes morreram em tempos pré-históricos , sem relação com a atividade humana . O dunkleosteus viveu 400 milhões de anos atrás ; era um cascudo com sharp , perfurando dentes. Ela cresceu para pelo menos 20 metros de comprimento e se assemelhava tubarões modernos, os ancestrais dos quais os dunkleosteus pode ter comido como alimento. Ele morreu durante o evento Devoniano extinção em massa em torno de 365 milhões anos atrás. Outro peixe enorme foi o megalodon , a maior espécie de tubarão de existir , que viveu cerca de 2 milhões de anos atrás . Embora a causa exata da extinção do megaladon é desconhecida, os paleontólogos especulam que a sua fonte de alimento morreu durante a Idade do Gelo.
Lampreias
lampreias são um tipo de peixes sem mandíbula que se assemelham a enguias . A IUCN registra uma espécie de lampreia modernos como extinto, a lampreia migratório ucraniano . Este lampreia parece ter morrido no final do século 19 , embora as causas exatas permanecem desconhecidos. De acordo com a IUCN , alguns pesquisadores especulam que a lampreia morreram como resultado da sobrepesca alvejado.