Coelophysis ( SEE- lo- FIE -sis ) é um terópode cedo, relacionado ao Tyrannosaurus e Velociraptor que viveu durante o período Triássico - cerca de 210 milhões anos atrás. A espécie foi descoberta pela primeira vez , no Novo México , quando centenas de fósseis foram descobertos no Rancho Fantasma de Rio Arriba County. Foi designado o fóssil do estado em 1981, porque não havia sido encontrado em qualquer outro estado na época. Desde então, os fósseis foram encontrados no Arizona e, possivelmente, Utah.
Descobertas Notáveis
Tawa Hallae , descoberto em 2009, desde um espécime muito bem preservados de um início , dinossauro carnívoro com penas que viveu durante o período Triássico .
Nothronychus , descoberto em 2001 , é outro terópode intrigante na medida em que é um descendente de dinossauros carnívoros que , no entanto, evoluiu para um herbívoro. É um dos poucos fósseis descobriram que data de meados do período Cretáceo .
Triássico e Jurássico Dinossauros
Além Ceolophysis , outro dinossauro Triássico encontrado em Novo México é o pipedal herbívoro Revueltosaurus (re VWEl -to- Sawr -us) , que viveu no final do Triássico , cerca de 220 milhões de anos atrás . Rioarribasaurus é outro , embora seja mais provável que a mesma espécie que Coelophysis .
Novo México contribuiu com um número de amostras a partir do período Triássico , incluindo restos parciais dos terópodes Eucoelophysis e Gojirasaurus . Outras espécies do Triássico incluem Seismosaurus , um grande saurópode relacionada com Diplotocus , Tecovasaurus e Lucianosaurus .
Dinossauros do Cretáceo
Além Nothronychus , a maioria dos outros dinossauros Creteceous encontrados no Novo México ter namorado a partir de finais nesse período , a maioria de ter vivido em algum lugar entre 85 e 65 milhões de anos . Eles incluem o tiranossauro, o saurópode Alamosaurus , Parasaurolophus , bico-de- pato Kritosaurus , Triceratops e seu parente , Torossauro . Zunicerotops , um parente anterior do Triceratops , viviam em meio a tarde Creteceous de cerca de 93-89000000 anos atrás.