Quer ou não o seu papel é óbvio para um observador casual, cada organismo desempenha um papel no funcionamento do ecossistema. Alguns organismos, tais como bactérias e insetos, podem funcionar como decompositores e reciclar os resíduos de outras espécies. Se os organismos não cumprir esses papéis , outros processos do ecossistema não funcionaria corretamente. Por exemplo, sem decomposição , folhas que se acumulam no chão da floresta e bloquear a luz do sol , parando plantas de crescer.
Redundância
Biodiversidade classifica como um componente ecológico fundamental porque permite a redundância. Um ecossistema diversificado tem mais de uma espécie que cumpre cada função. De acordo com um artigo de janeiro de 2011 Postado em ScienceDaily.com , se algo acontecesse com uma população, como uma doença , as outras espécies com a mesma função do ecossistema poderia prosperar e continuar nesse papel.
Stronger Gene Piscina
de acordo com a Universidade da Califórnia em website Evolução Entendimento de Berkeley , a biodiversidade contribui para espécies mais fortes através da variação genética. Biodiversidade contribui para organismos geneticamente mais fortes que podem se adaptar às mudanças nas condições ambientais e têm uma melhor chance de superar a adversidade . Espécies com variação genética também têm uma melhor chance de resistir a surtos de doenças , porque algumas mutações genéticas fazem os animais mais propensos a lutar contra a doença . A espécie com menor diversidade genética está em maior risco de extinção porque é menos capaz de se adaptar e mais propensos à doença .
Mudanças Climáticas
De acordo com a Proteção Ambiental dos EUA Agência , a falta de biodiversidade combinado com a mudança climática coloca espécies em maior risco de extinção. Quando as espécies têm uma estreita faixa de condições ambientais que podem tolerar , como uma determinada faixa de temperatura , a mudança climática vai torná-lo ainda mais difícil para eles para sobreviver.