O peixe dos recifes são os mais notáveis apenas por suas cores brilhantes e números. Mergulhadores amadores e profissionais tanto mergulhadores são atraídos para os recifes de corais de todos os tipos por causa da grande população de peixes . A ciência ainda está tentando explicar essa incrível quantidade de diversidade. Existem dois tipos principais , peixes com ossos e peixes com cartilagem.
Mamíferos marinhos
Um par de peixes-boi nadando debaixo d'água .
Trinta espécies de baleias , golfinhos e botos habitam ou viajar através da Grande Barreira de Corais a cada ano. Recifes em todo o mundo são casas temporárias a determinados mamíferos marinhos , como as baleias jubarte e minke à medida que migram para reprodução ou áreas de alimentação . Dugongos e peixes-boi são comuns em recifes do Caribe e os recifes do Indo-Pacífico e as suas lagoas de coral adjacentes.
Invertebrados
Uma estrela do mar é um tipo de equinodermos . Invertebrados
formam o maior grupo de animais na recifes . Estes animais são os principais construtores de recifes de coral e são as partes mais integrantes de seu ecossistema . Este vasto grupo é composto por seis categorias menores , que são corais, esponjas, equinodermos , moluscos, crustáceos e poliquetas . Os corais são mais onipresentes e importantes, pois são os animais que compõem as formações estruturais de todos os recifes de coral. Echinoderms incluem animais que são únicas no corpo e formam como estrelas do mar e anêmonas .
Répteis
Uma tartaruga marinha de pente .
Tartarugas e cobras são dois dos répteis que fazem o recife de franja sua casa. Existem algumas espécies de serpentes do mar altamente venenosas que vivem em recifes na região do Indo- Pacífico. Estes não são os peixes, quanto eles precisam de respirar o ar , mas pode permanecer debaixo d'água por duas horas. Três das sete espécies do mundo de tartarugas marinhas fazem suas casas em franja recifes de coral. Seis deles são visitantes regulares para a Grande Barreira de Corais.