A maioria dos fluxos contêm algum tipo de algas. As algas são microorganismos que agem como plantas e residem na parte inferior da cadeia alimentar . As algas produzem oxigênio quando o sol está fora e consomem oxigênio quando não há luz solar. Se há muito poucas horas de luz solar durante o dia, muitas vezes há uma perda líquida de oxigênio dentro de um córrego; as algas irão consumir mais oxigênio do que eles liberam , e haverá uma menor oferta de oxigênio para todas as outras criaturas que vivem na água. Este tipo de falta de oxigênio pode causar estragos em organismos de fluxo. Por exemplo , os peixes , muitas vezes, se tornam mais fracas , como o sistema imunológico não pode funcionar em plena capacidade , sem oxigênio suficiente . Escassez de oxigênio em fluxos muitas vezes levam a mortes em massa de peixes e outras formas de vida.
Fotossíntese
A maioria dos córregos teem com autotrophs --- plantas microscópicas (incluindo algas) , e vários tipos de fungos e bactérias . Os autótrofos são organismos que produzem seu próprio alimento através de um processo chamado fotossíntese . Eles levam em luz e convertê-la em energia que precisa para sustentar a vida . Estes autotrophs servem de alimento para organismos heterótrofos --- cujos corpos não podem fazer sua própria comida. Menos luz solar significa menos e menores autotrophs e, portanto, menos comida para todas as outras criaturas , o que poderia induzir alguns organismos de fluxo para deixar um fluxo de encontrar abrigo em outro lugar.
O Ciclo Hidrológico
a redução do número de horas de luz também afeta o ciclo hidrológico , que é crucial para transmitir organismos. "Ciclo Hidrológico " é o termo científico para o processo de evaporação , condensação e precipitação que permite que todas as massas de água para manter uma quantidade constante de água. Este ciclo também mantém o nível de pH e salinidade da água do córrego em níveis compatíveis também. Menos horas de luz do dia , no entanto , significa que a evaporação mais lenta , o que pode levar a níveis de salinidade e de pH que não são adequados para os organismos que vivem dentro de um determinado fluxo . Mais uma vez, estas condições podem levar muitos desses organismos para afastar esse fluxo , a fim de encontrar melhores condições de água em outro lugar.
Nem todos os organismos é grandemente afetada
Alguns organismos vivos dentro de um fluxo , no entanto, não são afetados drasticamente quando as horas do dia são encurtados . Principalmente , estes são organismos que se enquadram na categoria de macroinvertebrados bentônicos . " Benthic " significa que uma criatura vive na parte inferior de um rio ou córrego; " macro- " significa que ele pode ser visto sem um microscópio, e "invertebrado" significa que ele não tem uma coluna vertebral ou vértebras. A categoria de macroinvertebrados bentônicos é grande , e inclui certos tipos de crustáceos (incluindo alguns lagostim ), bem como alguns caracóis , vermes e larvas de insetos . Porque estes organismos passam quase toda a sua vida em isolamento , protegidos da luz do sol --- escondidos em troncos ou debaixo de pedras --- a falta de luz solar tem pouco efeito direto sobre suas vidas diárias. Ainda assim , demorando efeitos indiretos de uma redução das horas de luz do dia , como um nível de pH da água é muito ácida , pode inibir em suas atividades e , com o tempo , até mesmo encurtar sua vida útil .