Em gatos , pneumotórax pode ser dividido em cinco grandes categorias. O primeiro tipo , pneumotórax aberto , ocorre quando uma ferida provoca a entrada de ar do espaço pleural do pulmão , uma pequena área entre duas camadas de tecido em torno do pulmão . Pneumonthorax fechada , por outro lado , ocorre quando furos de ar são fechadas , impedindo o ar de entrar na cavidade do peito completamente . Um terceiro tipo de pulmão caiu , conhecida como pneumotórax espontâneo , ocorre sem qualquer aviso e não resultar de qualquer trauma. A quarta categoria é pneumotórax hipertensivo . Isto ocorre quando o ar é capaz de encher a cavidade , mas não é permitido deixar , resultando num efeito de válvula de uma via . A última categoria desta condição é o pneumotórax traumático. Ao contrário de pneumotórax espontâneo , este tipo resulta de lesão para a cavidade torácica .
Causas
Em gatos , pneumotórax na maioria das vezes o resultado de algum tipo de lesão . Pneumotórax de lesão geralmente é causado pela ruptura de um ou outro dos brônquios do gato , traquéia, esôfago ou algum outro tecido pulmonar. Pneumotórax não resultante de lesão ocorre mais frequentemente em animais mais velhos , causado pela ruptura de um cisto de pulmão. Este tipo de pneumotórax pode resultar da explosão de uma bolha , uma pequena estrutura patológica que ocorre dentro dos pulmões de um gato , ou a bolha , uma pequena estrutura patológica externa.
Sintomas e Diagnóstico
Se gatos com pneumotórax não recebem o tratamento imediatamente , correm o risco de morrer. Os proprietários devem levar seu gato ao veterinário imediatamente se o seu gato parece estar respirando a preços excessivos. Mais de 45 respirações por minuto é considerada incomum. Seu gato também pode ter pneumotórax , se tiver dificuldade em respirar ou é extremamente fraco durante qualquer tipo de exercício físico. Pneumotórax , em alguns casos, pode causar uma tonalidade azul para aparecer na gengiva do seu gato ou língua . Quando chegar a um hospital de animais , o veterinário na equipe pode isolar imediatamente o gato em uma gaiola de oxigênio antes de fazer qualquer avaliação física . Procedimentos de avaliação comuns incluem raios-x de tórax, exames de sangue e da oximetria de pulso , um teste para determinar a capacidade do seu gato para respirar.
Tratamento
tratamento para gatos com pneumotórax varia pelo médico veterinário. Um tratamento comum é o uso de oxigênio suplementar , a fim de facilitar a respiração para o seu gato . Toracocentese é um outro tratamento comum para pneumotórax. O seu veterinário irá usar uma agulha e seringa para retirar o excesso de oxigênio dos pulmões do seu gato. Veterinários também pode inserir um tubo em sua gatos peito. Isto irá permitir que o ar entre e saia dos pulmões do seu gato a uma taxa mais elevada, tornando a respiração mais fácil. Pneumotórax resultante de trauma prejudicial também pode exigir cirurgia séria. Durante a cirurgia, o veterinário irá fazer reparos em larga escala sobre os pulmões do seu gato. Isso irá garantir que todos os furos nos pulmões estão selados.