Fósseis de Heterodontosaurus são raros, mas os paleontólogos acreditam que era um pequeno dinossauro não muito maior que um peru. Dado um nome que significa " lagarto com dentes diferentes ", Heterodontosaurus tinha vários tipos de dentes em sua mandíbula, incluindo caninos pontiagudos para perfurar e dentes posteriores robustos para moagem. A variedade de tipos de dentes , que implica a dinossauros tinha uma dieta variada , eventualmente constituído por duas fontes vegetais e carne . Devido à sua capacidade para substituir os dentes apenas uma vez em sua vida e da variedade de dentes , Heterodontosaurus parecem mais estreitamente relacionados aos mamíferos do que os répteis.
Gallimimus
Gallimimus assemelhava aves em aparência , mas na extremidade dos dedos do Gallimimus ' sobressaía um conjunto de garras longas . O dinossauro usaram para adquirir frutas de árvores ou captura de presas . Maiores dinossauros carnívoros , como o Tyrannosaurus e Tarbosaurus viveram ao mesmo tempo, cerca de 70 milhões de anos atrás durante o período cretáceo , e não teria hesitado em colocar Gallimimus em seus cardápios .
Ornithomimus
Ornithomimus parecia mais ameaçador do que realmente era . Embora relativamente grande dinossauro, ornithomimus poderia superar seus inimigos , chegando a 65 milhas por hora em suas poderosas patas traseiras. Sua boca desdentada assemelhava um bico de pássaro e Ornithomimus , como Gallimimus , apareceu muito bem como um grande avestruz à distância. Devido à ausência de dentes , os cientistas supor que Ornithomimus comeu uma variedade de vegetação e pequenos animais.
Oviraptor
Depois de localizar um fóssil de um Oviraptor , os arqueólogos ficaram surpresos observar que os restos mortais foram debruçado sobre um ninho de ovos , presumivelmente de forma predatória. Somente anos mais tarde, depois de analisar o conteúdo dos ovos e encontrar um embrião dentro Oviraptor , que os cientistas percebem que o Oviraptor estava guardando seus ovos quando morreu . A mandíbula do Oviraptor abriga sem dentes , mas foi capaz de reprimir com imensa força usando suas poderosas músculos da mandíbula . Esta mandíbula teria sido ineficiente no sentido de conseguir , no interior de um ovo, mas ideal para mastigando vegetação e esmagar as conchas de moluscos.
Therizinosaurs
O Therizinosaurs possuíam garras temíveis em suas patas dianteiras , além de uma mandíbula ausente bico-como de dentes . Os cientistas teorizam que essas garras foram usados para rasgar ninhos de insetos e não cortar a predadores ou presas. O Therizinosaur poderia esticar o pescoço , semelhante a uma girafa, para retirar as folhas das árvores ou cortar da folha com suas garras . Estes dinossauros , chamado de " lagartos de foice ", eram parentes dos oviraptors .
Troodons
Embora os dentes de Troodons têm a qualidade de serra como típico de comedores de carne , Troodon dentição mais se assemelhava a do Therizinosaur e Ornithomimus . As bordas irregulares do dente Troodon eram mais grossos do que os dos carnívoros típicos e indicou uma relação mais estreita para os herbívoros . Thomas Holtz , um geólogo da Universidade de Maryland, e seus colegas sugerem que estas características dentárias podem ter evoluído para acomodar uma dieta que inclui ovos , vermes, insetos e plantas . Garras de Troodon ea proximidade de alguns de seus dentes para ninhos de ovos também apontou para uma dieta parcialmente carnívora.