microscópicos , o zooplâncton inclui protozoário unicelular ea metazoários multi- celular. Normalmente muito pequeno para ser visível a olho nu , esta classe de animais se alimenta de microalgas e fungos - apesar de existirem algumas espécies maiores que se alimentam de zooplâncton menor . Estes organismos são móveis , contando com uma cauda chicote -como, pés pequenos chamados cílios ou pseudópodes em forma de pé para se mover ao longo do lago. E embora eles não são bactérias ou vírus , se ingerido, alguns zooplâncton pode abrigar e transmitir doenças aos seres humanos.
Photoplankton
grega para " errante planta ", photoplankton são freqüentemente encontrados na superfície da lagoa. Embora um organismo individual é demasiado pequena para ser vista a olho nu , milhões de photoplankton pode tornar a água parece ter uma coloração esverdeada , devido à presença de clorofila nas suas células . Um organismo unicelular , photoplankton utiliza o sol como fonte de energia e pode desempenhar um papel fundamental na oxigenação da água.
Algas
As algas são plantas que se ligam a substratos rochas e forre o fundo de uma lagoa , dando-lhes uma aparência verde, quase viscoso . Disponível nas variedades visíveis microscópicas e de maior dimensão, a planta lagoa pode crescer até 165 centímetros de comprimento. Algas é uma planta simplificada , apenas composto por um núcleo e da membrana celular , sem folhas ou raízes , assim como outras espécies de plantas . No entanto , as algas podem realizar a fotossíntese e é outro organismo que ajudam a produzir oxigênio nas lagoas .
Detritovores
Lagoas têm organismos que ajudam a decompor resíduos animais , chamados detritovores , que ajudam a transformar a deterioração de plantas e animais em nutrientes essenciais para o ecossistema da lagoa. Também chamado de detritophages ou alimentadores de detritos , esta classe de organismo normalmente reside no fundo da lagoa onde a matéria em decomposição se instala . Bactérias , fungos e protistas são todos detritovores que absorvem os alimentos através de suas membranas celulares e produzem dióxido de carbono. Porque eles são microscópicos em tamanho, detritovores muitas vezes são uma importante fonte de alimento para o zooplâncton .