Os largos, planícies da savana permitir que os animais ao ar livre para correr sem interferência de árvores e outros obstáculos encontrados em áreas florestais. Muitos animais , como gazelas, tirar proveito desse fato e desenvolveram extremamente fortes músculos de funcionamento que lhes permitem funcionar por longos períodos de tempo. Dessa forma, eles podem esperamos superar quaisquer potenciais predadores. Outros animais , como a chita, se adaptaram a essas condições , desenvolvendo a habilidade de correr muito rápido em uma linha reta ao longo de distâncias curtas para pegar esses corredores de longa distância .
Grass Fotografia
Como muitos animais da savana sobreviver por pastagem em gramíneas , as próprias ervas desenvolveram várias adaptações para se protegerem contra herbívoros . Algumas gramíneas têm cerdas duras que fazem a mastigação desconfortável para herbívoros , por isso eles evitam que grama. Muitas gramíneas também não têm componentes importantes altas em seus caules e pode perder o talo sem morrer. Dessa forma, se um Grazer come o caule de uma planta, ele ainda vai sobreviver e simplesmente crescer um novo.
Camuflagem
Muitos animais se adaptaram a marrom, amarelo e monótono das gramíneas savanas e ter camuflagem pele . A chita , por exemplo, tem a pele loira com manchas irregulares pretas para imitar a luz e as sombras de grama savana. Gazelles tem um esquema de cores similar de marrom com listras mais escuras. Essas cores que os animais possam permanecer escondido de predadores e presas.
Necks
Devido às baixas quantidades de vegetação no cerrado , a concorrência para as plantas comestíveis e ervas pode ser feroz . A girafa tem adaptado a esta situação através do desenvolvimento de um pescoço longo . Isso permite que a girafa para alcançar as folhas que estão fora do alcance da maioria dos outros herbívoros . Isto dá girafas uma fonte muito menos competitivo de alimentos , desde que pode encontrar árvores suficientes .