simetria corporal descreve a distribuição equilibrada de partes do corpo em um organismo biológico que formam algum tipo de padrão simétrico . A maioria dos organismos exibir simetria bilateral ou radial. Simetria bilateral é quando partes do corpo vai igualar-se se um organismo é dividido ao meio. Por exemplo , a maioria das borboletas exibir simetria bilateral : os dois lados será quase idêntico , se o animal é dividido ao meio . Simetria radial é encontrada em organismos com partes que apontam para fora como os raios de uma roda, onde os animais podem ser cortados em partes idênticas ao longo de mais de um plano .
Assimetria
a assimetria é um único tipo de simetria do corpo , em que o corpo de um organismo não expressa qualquer simetria . As esponjas são normalmente assimétrico . A forma do corpo de uma esponja normalmente consiste de um esqueleto poroso ou oco e sem cavidades corporais . Eles crescem para acomodar seu ambiente, que normalmente é o fundo do mar. Seus corpos se adaptar às rochas ou coral ao redor deles , para que seus corpos se geralmente não têm simetria definida.
Simetria Radial
Algumas esponjas , incluindo Hexactinellida , ou esponjas de vidro , irá apresentar simetria radial. Esponjas de vidro têm um laçado, forma tubular e crescer em águas profundas e frias. Eles consistem de cerca de 500 espécies e atingir cerca de 1 metro de altura. Outras esponjas parcialmente radialmente simétricas estão na classe Sclerospongiae , que lembram corais redondas.
Importância
A natureza assimétrica das esponjas é considerado uma característica primitiva. Surge porque esponjas não possuem os órgãos , que são encontrados na maioria dos outros organismos multicelulares . Assimetria é benéfico para esponjas porque lhes permite prosperar em vários habitats , como fendas nas rochas e sua natureza simplista lhes permite regenerar facilmente o seu material do corpo , pois não há risco de perder importantes órgãos .