Embora as plantas são os únicos organismos que usam ativamente a fotossíntese para a nutrição , outros organismos podem beneficiar dos processos. Basicamente , uma planta converte a luz em energia na forma de oxigénio e açúcares simples . Os corais são animais e não independente realizar processos fotossintéticos . Em vez disso, os corais têm uma relação endossimbiótica com zooxantelas --- uma alga unicelular que vive dentro de exoesqueleto rígido do coral . Esta é uma parceria mutuamente benéfica tanto para o coral e as algas . O esqueleto do coral protege as algas , enquanto as zooxantelas fornecem nutrientes para o coral através da fotossíntese. As algas nos tecidos dá o esqueleto calcítico do coral a cor que se vê a olho nu .
Fotodegradação
A cor natural de um coral sem algas é branco.
Fotodegradação em pequena escala é um fenômeno natural. Corais são capazes de controlar a quantidade de alimentação que recebem da parceria zooxantelas expulsando os organismos em que a taxa de fotossíntese é demasiado elevada . Porque as algas são o meio que dá uma cor coral , quando a densidade é diminuída , cor pigmentação é perdida . Os esqueletos dos corais são compostos de carbonato de cálcio, que tende a ser na cor branca. Assim, quando as algas está perdido, os corais voltar à sua cor original.
Causas de Fotodegradação
Se a taxa de aquecimento global continua a aumentar , as populações de corais poderia ser devastada. Fotodegradação
pode ser atribuído a vários fatores. Um deles é estresses ambientais para a expulsão de zooxantelas ; o mais extremo do stress, quanto mais grave a fotodegradação . A mudança climática ou alterar os padrões climáticos como o El Niño pode provocar uma série de mudanças ambientais que causam fotodegradação em corais. Estas alterações podem incluir um aumento significativo ou uma diminuição na temperatura do ar ou de água , alterações de salinidade , ou uma acumulação de dióxido de carbono e gases de metano . Da mesma forma , as mudanças na profundidade da água pode causar a fotodegradação , expondo os corais em aumento da radiação ultravioleta ou diminuindo a exposição global de luz. De acordo com a "Encyclopedia of Earth", um aumento da temperatura global em 2 graus Celsius dizimaria habitats de recifes de corais , que seriam incapazes de se adaptar . (ver referência 3 ),
Recuperação
Apesar de sua beleza, os habitats de recifes de coral do Oceano Índico foram severamente afetados pela mudança climática .
Se o rompimento ambiental é mínimo e condições de voltar ao normal num período relativamente curto de tempo , o zooxantelas vai dividir -se rapidamente , proliferam e cor vai retornar para o coral . No entanto, repetida ou estresse ambiental contínua irá agravar o branqueamento, causando efeitos de longo prazo , tais como as taxas de reprodução reduzidas ou diminuição do crescimento . Quanto mais algas que é expelido , o mais difícil é para o coral para se recuperar , eo organismo irá expirar. Perda generalizada de habitats de recifes de coral têm sido evidenciados em muitos locais , a mais devastação que está sendo observado no Oceano Índico, onde 90 por cento dos corais foram perdidos para a fotodegradação , de acordo com um relatório divulgado pela Comissão Europeia sobre a Política de Ciência para Meio Ambiente. (ver referência 4)