Capturando o gato de areia para uso no comércio de animais exóticos é uma das principais razões para as espécies que estão sendo listadas como ameaçadas . Para combater isso, os acordos comerciais internacionais têm sido postas em prática para restringir o comércio do gato areia. O acordo também restringe o comércio de quaisquer produtos criados a partir do gato areia.
Caça Bans
gatos de areia são pequenos e não em todos perigoso, o que torna esta uma espécie alvo fácil para aqueles que participam no comércio ilegal de animais exóticos . Caçadores esportivos e caçadores participar neste comércio de peles ilegal. Devido a isso , a caça do gato areia foi proibido em vários países , incluindo o Níger, Irã, Paquistão, Argélia , Israel, Tunísia , Cazaquistão e Mauritânia.
Programas de reprodução cooperativos
Vários zoológicos nos Estados Unidos estão a participar em programas de reprodução cooperativos , como os SSPs (espécie planos de sobrevivência ) , que incentivam e monitoram reprodução e prole. Zoológicos que participam desses programas de empréstimo regularmente outros zoológicos animais participantes para reprodução e manter arquivos de genealogia bem documentados para garantir que as espécies são criadas com os companheiros adequados e que os animais não são mais de raça .
Crenças Religiosas
uma antiga história muçulmana , o profeta Maomé foi descrito como tendo viajado com a filha através do deserto a pé. A história descreve companheiros animais , que se acredita ser gatos de areia , acompanhando-os ao longo de sua jornada. Esta história antiga é acreditado para ser o principal responsável pela areia gatos sendo não perturbadas por aqueles de fé muçulmana .