mamíferos são heterodonts , possuindo diversas combinações de quatro tipos de dentes . Quando as mandíbulas de um mamífero braçadeira fechada , os dentes se encaixam perfeitamente em conjunto, um conceito único para os mamíferos chamado de oclusão. Em répteis e peixes, linhas formam dentes e rapidamente se desgastam ; outros dentes avançar no maxilar para substituir os danificados ou perdidos. Dentes de mamíferos , que são mais resistentes do que os dentes de répteis ou peixes, são substituídos apenas uma vez durante a vida de um organismo. As bocas de mamíferos jovens acomodar um número limitado e o tamanho dos dentes ; dentes adultos gradualmente substituir muitos dos juvenis " dentes de leite " como o indivíduo cresce.
Incisivos
presas do mamute lanoso são incisivos modificados.
Os incisivos mentir para a frente da boca. Os dentes são achatados e possuem uma ponta projetado para cortar alimentos. As presas de elefantes e os extintos mamutes e mastodontes são realmente incisivos que nunca param de crescer. O narval , um tipo de mamífero mar relacionada com baleias e golfinhos , tem um incisivo esquerdo que cresce em linha reta e longa , enquanto o seu incisivo direito permanece curto ; incisivos de fêmeas não se projetam em tudo. Lêmures usar seus incisivos para preparação de pele .
Caninos
Um rato não tem dentes caninos.
Caninos , projetado para rasgar , geralmente constituem a mais longa e pointiest de todos os dentes . Estes dentes se encontram ao lado dos incisivos ; os seres humanos têm dois caninos na parte superior e dois na parte inferior. Se estiver presente , um canino reside em cada uma das quatro secções da boca chamado quadrantes . Roedores não têm caninos . Os machos de algumas espécies de porcos e primatas como os babuínos têm pronunciado dentes caninos possivelmente usadas quando lutando por companheiros ou território. Javalis e porcos selvagens têm curvas caninos que se estendem para cima, para comprimentos de 10 polegadas ou mais.
Pré-molares
Pré-molares parece uma mistura entre caninos e molares. Mamíferos têm, frequentemente, vários pré-molares sentado ao lado de um outro, com os da frente que se assemelham a caninos e pré-molares para trás parecendo mais molares. Carnassials , pré-molares especializados apenas presentes em verdadeiros mamíferos predadores , rasgar pedaços de carne em pedaços menores. A forma dos últimos molares depende da constituição da dieta do mamífero ; pré-molares , com bordas irregulares apresentam em dietas mais carnívoras , ou de carne , enquanto aqueles com superfícies mais planas são usados para esmagar conchas ou vegetação de moagem. Nos mamíferos marinhos - como golfinhos e baleias - cujas dietas consistem principalmente de peixes elusiva , pré-molares lembram as oscilo- apontadores, dentes cónicos de sapos e jacarés que agarrar e segurar a presa
Molares
Ao contrário de outros dentes , molares não pode ser substituído . Geralmente, os molares têm superfícies achatadas para moer ; no entanto, em mamíferos carnívoros , molares assemelham caninos . Molares fazer pouco de trabalho em carnívoros , enquanto que em herbívoros , ou comedores de plantas , molares atingiram o seu epítome , tornando-se altamente especializada para moer partes da planta. Os primeiros mamíferos tinham molares muito parecido com os dos seres humanos , porque eles tinham dietas onívoras , jantando em ambos vida vegetal e animal.