O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra. Todas as moléculas no corpo vivo que formam as células , tais como gorduras , hidratos de carbono e proteínas contêm oxigénio . Durante os processos de respiração em células vivas , o oxigênio é o aceitador de hidrogénio final, o que significa que é a última molécula ou co- enzima da cadeia transmissor de elétrons que libera um elétron . O electrão é transmitida a uma célula e utilizado para sintetizar ou criar adenosina trifosfato , vulgarmente chamado de ATP . ATP é a molécula que dá a energia para as células do corpo.
Fosforilação oxidativo
fosforilação oxidativa é o nome do processo metabólico ou caminho que usa a energia liberada quando nutrientes consumidos por um organismo biológico vivo são oxidados para criar ATP . Durante este processo, os elétrons se movem a partir de doadores de elétrons - as moléculas de nutrientes - a elétron receptores - moléculas de oxigênio Papel
de oxigênio
oxigênio permite a oxidação . de comida , uma vez que é dividido em moléculas pelo sistema digestivo do organismo . A oxidação das moléculas nas células do organismo permite armazenar energia na forma de ATP e promover o processo de quimiosmose . Se essa reação fosse um circuito elétrico, os nutrientes agem como o interruptor de luz , os atos de oxigênio como um fio condutor ou um transmissor da energia elétrica e permite que a energia flua de sua fonte, eo ATP é a energia que acende a luz .
quimiosmose
o oxigênio é utilizado para promover o processo de quimiosmose . Quimiosmose ocorre quando a energia é transferida a partir da cadeia de transporte de electrões ao ATP através do movimento de protões através da membrana celular . Quimiosmose é um processo importante no metabolismo celular . A osmose é , quando as moléculas de água passam de uma membrana permeável de uma célula . Quimiosmose é, quando os iões hidrogénio carregados positivamente chamadas prótons mover através de uma membrana permeável selectivo de uma célula . Isto faz com que os protões se difundir através da membrana e se concentrar em uma forma de energia . O gradiente de prótons criado durante este processo fornece a energia para a criação ou a síntese de ATP.