Muitos insetos e outras formas de vida simples têm pares de mandíbulas que tanto movimento, criando um efeito de tesoura ou pinça . Formas mais elevadas de vida, de humanos para cães para os peixes, têm apenas uma mandíbula móvel . A outra é geralmente moldado dentro do crânio , proporcionando uma superfície firme para a mandíbula móvel para empurrar . Este projeto faz uso mais eficiente dos músculos de duas mandíbulas móveis faria, eo crânio é feito também mais resistente , incorporando uma queixada substancial.
Variações em Fish Jaws
Peixe mandíbulas seguir uma série de padrões consistentes , determinado pelo habitat de um peixe e dieta. Em alguns, o " lábio " superior é relativamente curto ea mandíbula inferior encontra-se em um ângulo íngreme. Estes peixes são concebidos para tomar o alimento a partir da superfície da água , tais como moscas flutuantes . As mandíbulas de muitos outros peixes chegam a um ponto bastante simétrico , indicando que estes peixes são livres -nadadores , abordando as suas presas de uma forma simples . Alimentadores de fundo normalmente têm uma mandíbula superior mais longo e minar maxilar inferior , tornando mais fácil para comer o alimento que é abaixo deles.
Especializada Jaws
Embora mandíbulas de peixes seguem um padrão consistente, há muita variação entre eles. Aqueles que consomem grandes presas geralmente têm dentes de corte poderosos , morder sua refeição em pedaços que podem ser engolidas . Outros, que comem presas menores , têm dentes muito pequenos ou mesmo áreas de dentes malha - fina como para segurar suas presas , como é ingerido. Aqueles , como o peixe-papagaio , que deve mastigar através de shell para alcançar suas presas, muitas vezes têm um resistente, bico ósseo . Muitos tubarões têm mandíbulas que são mantidos no lugar por tecido conjuntivo e podem ser projetados para a frente para uma melhor aderência .
Pharyngeal Jaws
Além de suas principais mandíbulas , a maioria peixes onívoros ou carnívoros têm dentes em suas gargantas para ajudar a segurar e engolir sua presa. Estes são chamados de mandíbulas da faringe , e eles costumam servir o dever dobro como parte da estrutura dos mecanismos de emalhar . Estas são as seções de nervura ósseas visto frequentemente em peixes como eles estão sendo removido do gancho. Os músculos da garganta pode mover estes e ajudar a puxar para baixo comida goela do peixe. Uma variação estranho neste mecanismo pode ser visto na moréias , que têm um segundo par cheio de garras em suas gargantas , que atingem a frente para segurar suas presas.