Todos os rinocerontes compartilham muitas características comuns. Estes mamíferos todos reproduzem muito lentamente , com tempos de gestação em torno de 16 meses e fêmeas individuais que dão à luz uma vez a cada três ou quatro anos . Todas as espécies de vegetação navegar durante o dia, enquanto variando através de seu território , que eles marcam com cheiro e monturos . Somente predadores humanos adultos de alarme, enquanto indivíduos jovens ocasionalmente sucumbem hienas ou grandes felinos , como leões e tigres . Todas as espécies possuem um ou dois chifres de vários tamanhos , que se utilizados para fins, incluindo a reprodução, procurar sustento e defesa.
Rinoceronte branco
A maior existente ( espécies vivas ) rinoceronte , o rinoceronte branco ( Ceratotherium simum ) , pesa entre duas e três toneladas , a segunda em tamanho apenas para o Elefante Africano . Duas subespécies distintas, o rinoceronte branco do norte e do sul, existe. O rinoceronte branco do norte vivia apenas no Parque Nacional Garamba , na República Democrática do Congo até 2008. Depois de caçadores furtivos mataram toda a população selvagem , os cientistas voaram quatro dos sete indivíduos restantes para um santuário de vida selvagem no Quênia, onde os relatórios indicam que começaram no acasalamento início de 2011. os rinoceronte branco do sul possui muito mais sucesso , aumentando na população de cerca de 20 no final de 1800 para cerca de 17.000 hoje. Esta subespécie perambula através Zimbabwe , Namíbia, Botswana , Suazilândia , Moçambique e África do Sul . Rinocerontes brancos do esporte dois chifres e preferem habitat savana aberta .
Black Rhinoceros
Aproveitando o maior leque de qualquer rinoceronte, o rinoceronte preto ( Diceros bicornis ) historicamente viveu em grande parte da África sub-saariana . A espécie se adapta facilmente a muitos tipos de habitats diferentes, de deserto a savana a floresta. Menor do que C. simum , o rinoceronte negro pesa entre três quartos e toneladas um ano e meio . Caça incessante ea destruição do habitat durante o século 20 reduziu a população de 300.000 para cerca de 2.500 . Protecção e gestão Intense estabilizou a população selvagem , que atualmente cerca de 4.200 números . Várias centenas mais viver em zoológicos em todo o mundo, onde programas de melhoramento ajudar no sustento da espécie.
Rinoceronte indiano
Também chamado de o maior rinoceronte de um chifre , este rinoceronte ( Rhinoceros unicornis ) vive ao sul da cordilheira do Himalaia , na Índia e no Nepal , embora sua escala histórica inclui Paquistão , Bangladesh , Butão e, possivelmente, para o leste para a China . Esta espécie rivaliza com o rinoceronte branco em tamanho, mas tem apenas um chifre . Estes animais preferem os ecossistemas de pastagens húmidas encontrados na base do Himalaia , onde a água de degelo das montanhas alimenta um habitat exuberante que inclui também pântanos e florestas úmidas . Os governos indianos e nepaleses ter um papel activo e importante na conservação do rinoceronte indiano , ajudando o animal se recuperar de um mínimo de 200 indivíduos com mais de um século atrás, para uma população atual em torno de 2.900 .
Javan Rhinoceros
com apenas 50 ou mais indivíduos deixaram na Terra, o rinoceronte de Java ( Rhinoceros Sondaicus ) enfrenta provável extinção devido à caça ilegal e perda de habitat. Essas criaturas se assemelham a rinocerontes negros em tamanho, mas tem apenas um chifre . Encontrado em florestas tropicais densas baixos, na Indonésia e no Vietnã, as poucas dezenas de animais restantes vivem vidas solitárias , navegar na vegetação e chafurdando na lama. Devido ao seu estilo de vida , rastreamento e contagem dos indivíduos traz desafios significativos para os investigadores. Os esforços de conservação mostram pouco sucesso até agora, com limitado habitat remanescente, de dificuldade na aplicação da proibição de caça e nenhum dos animais em cativeiro ou programas de melhoramento.
Sumatra Rinoceronte
Também criticamente em perigo , o rinoceronte de Sumatra ( Dicerorhinus sumatrensis ) fica muito mais curta do que as outras quatro espécies . Alcançando uma altura de apenas 3 a 4 pés, esta solitária , vagando espécies perambula através de uma variedade de habitats em Butão , Tailândia, Birmânia , Malásia e Sumatra. Eles preferem áreas florestadas , mas avistamentos confirmados em pântanos , zonas costeiras e sopé falar com adaptabilidade da espécie. Indivíduos crescer dois pequenos chifres na sua focinho. A população em geral, atualmente estimada entre 220 e 275, continua a cair a partir de caça ilegal e perda de habitat. O rinoceronte de Sumatra tolera perturbação muito mal e foge todas as áreas habitadas por pessoas.