O hipopótamo é um grande mamífero anfíbio em forma de barril com uma boca enorme. Hipopótamos pode ser até 15 metros de comprimento e 5 metros de altura e pesar até 8000 quilos. Na natureza, os hipopótamos podem viver até 20 a 40 anos . A maioria são cinza ou marrom . Seus olhos, narinas e orelhas estão no topo da sua cabeça , para que possam subir à superfície para o ar , enquanto o resto de seu corpo permanece debaixo d'água.
Ecossistema
Hipopótamos pastar nas gramíneas que cercam lagos e margens de rios , promovendo a retenção dos pastos. Eles desempenham um papel importante no ecossistema , uma vez que manter gramíneas curto para outros animais e criar caminhos para fontes de água. Hipopótamos defecar na água ; esta ação alimenta o ecossistema através da adição de nutrientes . Organismos se alimentam de esterco , e , em seguida, os animais maiores se alimentam desses organismos.
Clima
Atualmente, hipopótamos podem ser encontrados em países do Leste Africano da Tanzânia , Zâmbia e Moçambique. A pele muito fina, sem pêlos do hipopótamo pode representar um problema para eles neste clima árido. Para lidar com o intenso calor Africano , hipopótamos secretam um óleo que mantém sua pele úmida e hidratada. Hipopótamos passar até 16 horas por dia na água ou descansando na lama ; que regula a temperatura do corpo . Hipopótamos subir à noite, quando está mais fresco para se alimentar de grama na beira da água.
Conservação
A IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais Renováveis) classificou o hipopótamo como " vulnerável". As principais ameaças para o hipopótamo são a perda de suas terras de pastagem por assentamentos humanos e caça ilegal . O declínio do hipopótamo em números coloca seu ecossistema em risco, porque outros herbívoros não se alimentam nas longas gramíneas e organismos na água precisam dos nutrientes do esterco de hipopótamo para se alimentar. Felizmente para a população hipopótamo, eles se reproduzem bem em cativeiro . Se o seu número na natureza continuam a diminuir , os programas de reprodução em cativeiro devem fornecer uma alternativa viável para a sobrevivência da espécie.