Muitos animais evoluíram de alguma forma de habilidade mimetismo defensivo para impedir predadores. Alguns insetos , por exemplo, às vezes são capazes de assustar os atacantes por espalhar suas asas , que se parecem os olhos de uma ave de rapina quando posicionado corretamente. No entanto , a maioria dos animais só pode imitar um ou dois outros animais . O polvo mímico pode assemelhar-se mais de uma dúzia , alterando sua coloração , textura , forma e comportamento para combinar perfeitamente com o animal que é a cópia. Além disso , o polvo é também capaz de decidir qual criatura representar , com base na natureza de uma ameaça vizinha . O polvo pode imitar anêmonas do mar, água-viva venenosa , estrelas do mar , arraias e outros, mas suas três adaptações mais comuns são a do único venenosa , o peixe-leão ea serpente do mar.
Sole Adaptação
contrário o único peixe que se poderia encontrar em um restaurante de frutos do mar, a sola do habitat natural do polvo mímico são altamente venenosas para os predadores . O polvo mímico se aproveita desse fato quando ele precisa deslizar ao longo do fundo do oceano. Ao puxar os braços em conjunto para formar uma forma de folha , que assume a forma da sola venenosa . Em seguida, ele completa o disfarce agitando seu corpo em um movimento ondulante, enquanto estiver usando sua propulsão a jato para mover -se para a frente.
Lionfish Adaptação
Quando o mar piso não é particularmente seguro para o polvo mímico , ele também tem a opção de viajar um pouco maior. A maioria dos polvos evitar ir muito alto do chão do oceano, como viajar em mar aberto deixa-os vulneráveis a ataques de todos os lados. É por isso que o polvo mímico muda sua coloração e alarga os seus tentáculos, deixá-los arrastar atrás de seu corpo. Ao fazer isso, o mímico assume as características do peixe-leão . As pontas das barbatanas do peixe-leão são espetados e cheios de um veneno potente que pode matar a maioria dos atacantes , e esta adaptação permite que o polvo a nadar nas águas abertas intocada.
Sea Cobra Adaptação
A adaptação serpente do mar é usada pelos polvo mímico só quando ele está sendo atacado por damselfish territorial (que pode acontecer regularmente em seu habitat ) . Ao ser atacado, o polvo vai escavar para baixo na areia ou encontrar um buraco nas proximidades. Ele cobre a cabeça e se retrai seis de seus braços, enquanto mudando sua coloração para listras pretas e amarelas . Em seguida, ele move seus dois braços expostos em direções opostas, de modo que o striping preto-e- amarelo e do movimento ondulante faz com que o peixe-donzela a pensar que uma serpente do mar , um de seus predadores naturais , tem aparecido .