A substância brilhante que se forma no interior de cada concha molusco é uma mistura de aragonite e calcite e é também conhecida como madrepérola. Esta camada interior é também conhecido como a camada ou o hypostracum nacarado . O molusco cria essa substância naturalmente do seu próprio corpo e os minerais na água do mar circundante. O brilho iridescente da mãe -de-pérola é altamente valorizada para jóias, móveis e uma grande variedade de outros enfeites e adornos .
Central Shell
A camada do meio de a concha molusco é chamado de ostracum , ou a camada prismática . Ele é constituído por cristais de calcite octogonais que medem cada um micron em tamanho . Em ambientes de água doce , esta camada é feita principalmente de aragonite . Apesar do nome, esta parte da concha é muitas vezes uma cor marrom maçante e destina-se a estabilizar a camada interna mais delicada em que o próprio molusco reside.
Mantle
a parte do casco que você encontra no surf é o manto .
O revestimento externo da concha é chamado de manto , ou perióstraco . Esta é a primeira parte da casca que se forma durante os estágios imaturos do molusco após o umbo e eventualmente cresce em camada protetora final da molusco . Esta camada é organicamente formado a partir de proteínas de queratina digeridos e secretadas pelo molusco e pode variar na cor de marrom, preto , escuro .
Cores e Pigmentos
conchas azuis ou verdes são formados em uma ampla variedade de cores e padrões.
conchas de moluscos formar com uma grande variedade de cores e padrões. Estes pigmentos de casca depende grandemente da composição dos sais minerais na área circundante , uma vez que o molusco leva estes minerais e , em seguida, segrega -las de modo a formar a sua casca . As cores variam entre tons de vermelho para preto e marrom e assumir vários padrões e listras que refletem os padrões de crescimento do molusco da mesma forma os anéis de um tronco de árvore fazer.