Starfish regenerar através de um processo de três fases . Em primeiro lugar, a fase de reparação cura a ferida exposta. Após a fase de reparação , a fase regenerativa começa. Durante esta fase, o corpo da estrela do mar gera novas células e inicia o início de um novo crescimento . Finalmente , durante a fase de regeneração avançada, grande proliferação celular começa . Fatores de crescimento derivados Neurally determinar os mecanismos responsáveis pela formação de padrões durante a fase final. Se algo interfere ou provoca desvio deste padrão , enquanto a estrela está se regenerando , o resultado final pode ser deformado .
Auto Clonagem
Substituindo membros perdidos não é a única maneira pela qual uma estrela do mar se regenera. Starfish também são capazes de se reproduzir assexuadamente por rasgar seus próprios corpos. Cada um dos segmentos corporais cortadas tem o potencial para crescer um novo animal que é geneticamente idêntico aos outros a partir do mesmo animal . Starfish também usam essa característica para clonar -se depois de um ataque ou ferimento separa seus corpos em segmentos, como já foi comum quando os pescadores de ostras usada para cortar a estrela do mar antes de jogá-los de volta. Os pescadores pensavam que estavam matando as estrelas do mar , mas foram realmente impulsionar suas populações.
Central Disco
Na maioria dos casos , uma estrela do mar não pode clonar a si mesmo a menos que o clone destina contém parte do disco central. O disco central é, como o próprio nome indica , o centro do corpo da estrela do mar. O padrão típico de cinco braços irradia simetricamente para fora a partir do disco central . Um braço cortado com algum segmento do disco central vai criar um clone , mas um rompeu a uma distância a partir do disco não. Apesar de , na ocasião, um braço decepado irá regredir algum tecido braço adicional.
Regeneração sem o disco Central
restos secos de Linckia diplax mostrar suas pernas grossas , longas .
Apesar de clonagem sem o disco central é altamente atípica , os investigadores observaram que na espécie Linckia diplax . Os longos braços, espessura cortadas dessa espécie pode às vezes crescer um pequeno novo disco central com quatro armas de pequeno porte , que , em seguida, crescer para o tamanho máximo . Os cientistas não têm certeza se esta habilidade está presente apenas nos membros intencionalmente descartadas , como ocorre na reprodução assexuada , ou se um membro amputado durante uma lesão pode também crescer um novo clone completa.