Identificar as espécies de lagartos . Algumas espécies de lagartos têm coloração diferente entre machos e fêmeas . Tire muitas fotos do lagarto em questão , incluindo um perfil da cabeça e do corpo. Envie as fotos para o seu clube herpetological local. Se não souber onde o clube mais próximo é , em contato com a Sociedade para o Estudo de Anfíbios e Répteis , uma organização internacional sem fins lucrativos . Envie-lhes cópias das fotografias de lagartos .
2
Verifique a espécie-específicos diferenças de coloração entre os sexos. Uma dessas espécies é o anole verde ou camaleão americano , um dos mais numerosos lagartos selvagens na América . O macho possui uma rosa fino ou bolsa de cor vermelha por baixo do queixo , que ele exibe com outros anoles . A fêmea não tem essa bolsa.
3
Verifique a parte inferior das pernas traseiras do lagarto , se possível. Se o lagarto se senta em um galho de árvore , isso pode ser possível ver se o observador usa um par de binóculos para se concentrar no lagarto . Lagartos machos sexualmente maduros têm duas ou mais glândulas chamadas poros femorais ligados ao lado de baixo das coxas . Glândulas femorais secretam um material semelhante à cera , o que pode fazer com que as glândulas femorais a brilhar . Estas glândulas parecem grandes escalas, muitas vezes, diferentes na cor do resto das escalas na coxa . Em iguanas , os machos têm poros femorais maiores do que as fêmeas , mas as fêmeas de muitas outras espécies não possuem poros femorais , de acordo com "Lagarto : Guia de um proprietário de um animal de estimação saudável feliz . "