A elasticidade é o que dá a bola a sua rejeição . Quando a bola cai , ele acumula energia cinética ( energia de movimento ) . Quando ela atinge o solo e pára , a energia é transferida para a bola como ele se deforma e se achata . A elasticidade da bola agora tem energia potencial que arredonda a bola novamente empurrando-o do chão. Como materiais tornam-se mais frias, elas se tornam menos flexíveis , perdendo elasticidade produzindo menos rejeição.
Air Pressure
Air é composto de moléculas em movimento constante. Mais quentes temperatura resulta em mais movimento , causando o ar se expandir. Confinado no interior de uma esfera , o ar vai empurrar contra a superfície interior da esfera . O material da bola se estenderá desde a pressão do ar que se expande tornando-se mais firme . Bolas mais quentes têm mais elasticidade do que as esferas mais frios. Soltar um pouco de ar nos dias quentes ajuda a manter a bola na pressão correta .
Vazamento
Não só o material da bola inflada tornar flexível em temperaturas mais altas , também se expande. O material utilizado para fazer a bola é composto de moléculas continuamente em movimento - o mesmo que o do ar . À medida que a bola se aquece e se expande o material , a bola pode vazar pequenas quantidades de ar . Ao longo do tempo , o material torna-se ligeiramente poroso , permitindo que o ar seja forçado a passar através do material com cada ressalto .
Danos
Ao longo do tempo , as variações de temperatura podem enfraquecer a bola . Usando bolas quando estão frios e menos flexível coloca uma pressão sobre o material. Quando a bola é mais quente e o material estende-se , novamente, a área de fraca pode formar e eventualmente começar a separar-se as costuras da bola . Bolas são projetados para funcionar em temperaturas quentes . Sujeitar uma bola de alta calor ou frio irá envelhecer e enfraquecer o material, o risco de danos para a bola.