Você pode ver exemplos das primeiras bolas de gude , de cerca de 4000 aC , no Museu Britânico, em Londres . Os arqueólogos encontraram pedra muito antiga , de pedra e bolas de argila cozida de Roma e Egito antigo. Marbles feitos de porcelana e real de mármore também foram encontrados , o último talvez dando as bolas seu nome. Muitas histórias romanas e relatos históricos mencionam também peças de jogo dessas crianças. Acredita-se que os romanos espalhar a palavra sobre esta forma de entretenimento em todo o seu império. Mármores de argila foram encontrados em tumbas egípcias , cemitérios indígenas da América e as antigas pirâmides astecas .
Precoce Europa
Mármores continuou a ser popular, mesmo durante a Idade Média , quando as crianças não foram incentivados a jogar. Na verdade, em algumas comunidades , as crianças não foram autorizados a jogar na cidade e teve que ir para o campo para se divertir.
Apesar disso, o jogo é mencionado na literatura posterior e as artes. Em suas peças, Shakespeare mencionou entretenimento semelhante a bolas de gude , como o jogo de caroço de cereja , onde os jogadores jogaram pedras polidas em buracos no chão . Marble -playing também foi retratado em obras de arte no início , como a pintura 1560 " Jogos para crianças ", de Pieter Brueghel , o Velho, da Holanda.
Revolução Industrial
A popularidade de jogar bolinhas de gude aumentou consideravelmente , uma vez que foram produzidos em larga escala por fábricas. Um soprador de vidro alemão inventou um molde de tomada de mármore em 1846 , o que tornou muito mais fácil produzir bolas de gude e reduziu consideravelmente o custo para o uso popular. Essa tendência continuou em 1890 , quando foram feitas as máquinas de fabricação de primeira mármore. Antes de fábricas , a maioria das crianças não poderia nem mesmo comprar uma bola de gude barro. No entanto , uma vez que essas bolas foram produzidas em grandes quantidades, uma criança poderia comprar um par deles com um centavo. Akron , Ohio, foi uma das primeiras cidades que produzem mármores em grandes quantidades. As fábricas podem fazer até um milhão de bolas de gude por dia - o suficiente para encher um vagão ferroviário
Novos Designs
Na década de 1950 , os japoneses inventaram uma bola de gude . chamado de " olho de gato ", que era um sólido mármore com redemoinhos e desenhos em forma de olho . Outros tipos de mármores incluem o Aggie , abreviação de " ágata ", com padrões ; onionskin , que rodou e em camadas como uma cebola ; tartaruga, com estrias de verde e amarelo ; de aço , feito de aço e mica ; e clara, com manchas que são opacos.
Marble Collecting
Mármores são frequentemente leiloados em centenas de gama dólares , dependendo de sua raridade. Embora algumas das primeiras bolas eram feitas de barro e pedra , estes não são necessariamente aqueles que são mais desejáveis. Normalmente, os mármores que os concessionários querem mais são os únicos feitos à mão de vidro na década de 1850 . Algumas delas tinham mais de dois centímetros de diâmetro, especialmente os de cerca de 1850 a 1870 Estes foram feitos para um jogo adulto que foi jogada em tapetes em casas vitorianas . Muitos dos primeiros mármores americanos artesanais e produzidos pela fábrica também são muito colecionável. Um mármore da empresa Christensen Ágata , que saiu do negócio após a Grande Depressão , é chamada de Guiné. Nunca foi tão popular com as crianças , por isso muito poucos foram feitas. Hoje , um deles pode vender por até 500 dólares.
Mármores de hoje
Há ainda um par de fábricas de mármore americanos. Os brinquedos também são fabricados no México. Um número de artesãos nos Estados Unidos agora fazer bolinhas artesanais , que são obras de arte , em vez de brinquedos . Alguns deles são tão grandes quanto seis polegadas de diâmetro. Suas cores vibrantes e ricos e designs únicos torná-los um-de -uma espécie de objetos bonitos para desfrutar.